Pages

Subscribe:

18 de setembro de 2009

Senador Mão Santa sai do PMDB e critica alianças do partido

O senador Mão Santa (PMDB-PI) anunciou nesta sexta-feira o seu desligamento do PMDB. A decisão foi comunicada através de carta. O senador afirmou que mudará de partido para ter o direito de candidatar-se à reeleição.

Na carta que anuncia seu afastamento, Mão Santa criticou o PMDB e afirmou que o partido recusa-se a participar com um candidato próprio ao governo do Distrito Federal e também sinaliza que não terá candidato a senador no Piauí "por negociações escusas, imorais e indecentes".

No documento, o senador relembrou os motivos que o levaram a se filiar ao PMDB e afirmou que em nome desse partido destinou emendas que alcançaram mais de R$ 122 milhões para obras no Piauí.

"Hoje sou condenado em meu Estado pelo meu partido por fazer uma oposição responsável em defesa de uma melhor segurança pública, de saúde para todos, de uma educação pública de qualidade, oportunidade de empregos para jovens e adultos, fim da CPMF, fim das injustiças aos aposentados e combate à corrupção", escreveu.

Mão Santa também criticou as alianças feitas pelo PMDB. "Hoje, publicamente, membros do partido ligados e dependentes do PT reprimem e ameaçam quem se mantém fiel ao programa do PMDB e aos princípios democráticos da liberdade. Declaram claramente nos órgãos de comunicação que o PMDB não terá candidato a senador".

Repercussão no Senado
De acordo com a agência Senado, os senadores, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Heráclito Fortes (DEM-PI) lamentaram a situação.

Mozarildo afirmou que o afastamento de Mão Santa do PMDB deveria servir para que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reflitam sobre a imposição da fidelidade partidária, determinando que o mandato pertence ao partido.

Já o senador Mesquita Júnior disse que Mão Santa exercitou o seu "direito da convicção". "Os partidos estão perdendo aquilo que tinham de melhor, estão perdendo a ligação com programas, estão perdendo a ligação com doutrinas. Aliás, estão perdendo absolutamente tudo", afirmou.

Heráclito Fortes afirmou que Mão Santa foi, durante mais de uma década, a maior estrela do partido no Piauí. Para Heráclito, Mão Santa representará, em qualquer partido onde for atuar, "um quadro extraordinário, pela liderança, luta e pela maneira de atuar no Senado".

0 Comentários:

Postar um comentário