Pages

Subscribe:

26 de novembro de 2009

Vereador e publicitário Dalton Silvano do (PSDB), Quer propaganda com dinheiro público

Às vésperas do início de novo ano eleitoral, quando pelo menos 23 dos 55 vereadores vão concorrer a deputado federal e estadual, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo vai gastar até R$ 17 milhões na contratação de agência de publicidade. O serviço, inédito, será destinado “a dar na mídia o espaço que a Câmara merece, com a produção de boletins mensais sobre ações do Legislativo', segundo o vereador e publicitário Dalton Silvano (PSDB), 1º vice-presidente. A concorrência, em andamento desde o início de outubro, deve ser concluída até o fim de dezembro, diz o tucano.

A verba para a contratação, estimada em R$ 8,5 milhões por semestre, já foi reservada no orçamento de 2010 da Câmara. “Meu papel como publicitário é tentar dar maior visibilidade às ações da Casa. A agência vai fazer divulgação institucional, sem dar publicidade aos vereadores”, alega Silvano. Procurado para comentar o assunto, Wadih Mutran (PP), corregedor da Câmara, disse que a agência vai servir “para defender os vereadores dos ataques veiculados na imprensa”.

O assunto era tratado de forma sigilosa entre os integrantes da Mesa Diretora, que temiam a repercussão negativa que o novo gasto poderia gerar junto à opinião pública. Por isso, decidiram não alardear o tema aos demais colegas.

Ao saber da licitação, Cláudio Fonseca (PPS) assumiu oposição ao projeto e disse considerar o serviço “totalmente dispensável”. Para o parlamentar, o Legislativo já tem estrutura de comunicação. “Não tem o menor cabimento, é dinheiro desperdiçado, o Legislativo já tem funcionários para esse serviço”. Com R$ 310 milhões de orçamento anual e 2.000 funcionários, o Legislativo já tem a TV Câmara, com 60 funcionários, cuja verba saltou de R$ 10,4 milhões em 2008 para R$ 17,4 milhões este ano.

Cada gabinete conta ainda com verba mensal de R$ 14,8 mil e 19 assessores, entre eles jornalistas. A Casa também tem o Centro de Comunicação Institucional, que engloba a estrutura para a realização de eventos e o cerimonial.

Mas, para o 1º secretário da Mesa, Francisco Chagas (PT), a agência é necessária. “Precisamos de alguém para divulgar ações institucionais da Câmara”. Mutran também defendeu o novo serviço. “Quando fui cassado acusado de receber doação ilegal, o que é mentira, o promotor e a imprensa me atacaram e não tive como fazer boa defesa”. Ele foi um dos 13 cassados pela Justiça Eleitoral sob a acusação de receber, em 2008, doações de entidade considerada fantasma, a Associação Imobiliária Brasileira. Por liminares, os vereadores conseguiram a manutenção dos cargos até a análise do mérito da ação.

Silvano não considera caro o serviço de R$ 8,5 milhões por semestre. “Você sabe o quanto custa serviço de uma agência de publicidade? Custa caro”, respondeu. “Mas nós fizemos uma reserva orçamentária de R$ 8,5 milhões. Isso não significa que todo esse montante será usado.”


OUTROS GASTOS

R$ 17,4 mi
é a previsão de gastos
em 2009 da TV Câmara, que divulga os trabalhos da Casa

R$ 14,8 mil
podem gastar ao mês
gabinetes dos vereadores para custear o mandato, em itens como impressos e correio

19
assessores
pode ter cada gabinete

R$ 310 mi
é o orçamento da Câmara Municipal em 2009

0 Comentários:

Postar um comentário