Pages

Subscribe:

10 de dezembro de 2009

Basf vai fabricar insumo para biodiesel no Brasil

Com expectativa de elevar sua participação no mercado brasileiro de matéria-prima para fabricação de biodiesel, hoje atendido por importações, a multinacional alemã Basf anunciou ontem que vai erguer uma unidade industrial de metilato de sódio no Brasil. A fábrica - primeira do país e segunda da companhia no mundo -, será montada no complexo fabril da empresa em Guaratinguetá (SP).

O produto é usado como catalisador na produção de biodiesel, a partir de óleos vegetais e álcool (metanol ou etanol). Esse biocombustível vem ganhando mercado no país com a política do governo para sua mistura ao diesel. O Brasil é o quarto maior produtor de biodiesel do mundo, atrás de Alemanha, EUA e França, mas poderá assumir a terceira posição em 2010.

Sem revelar valor do investimento, por conta de política interna da companhia, a Basf informou que a fábrica terá capacidade de 60 mil toneladas por ano e está prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2011. "Hoje, já atendemos de 40% a 50% desse mercado com material que trazemos da Alemanha e nosso objetivo, com fabricação no Brasil, é alcançar 65%", afirmou Carlos Eggers Koster, diretor da unidade regional de negócios químicos industriais na América do Sul.

O executivo informou que a Basf aposta no aumento da demanda de biodiesel do país com a elevação do índice de mistura ao diesel, que a partir de janeiro será de 5%. Atualmente, é 4%. A previsão de consumo de metilato de sódio é de 40 mil toneladas em 2010. Koster disse que a produção de biodiesel no país deverá ir de 1,8 bilhão de litros neste ano para 2,4 bilhões em 2010. A capacidade instalada poderá ir a 4,4 bilhões de litros.

Outro alvo é o mercado argentino, também em expansão. "Poderemos atendê-lo a partir da nova fábrica", afirmou o diretor. Os principais concorrentes da Basf nessa área são a Evonik e a DuPont.

Fernando Figueiredo, vice-presidente da Basf para América do Sul, informou que a nova unidade deve adicionar cerca de US$ 70 milhões à receita da companhia no Brasil. Na região, o grupo fatura € 2,9 bilhões e 70% desse valor é oriundo das operações no Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário