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8 de março de 2010

As obras eleitoreiras de Serra para angariar votos...

O ritmo de trabalho no canteiro de obras próximo à Ponte Velha Fepasa, na Marginal do Tietê, denuncia a pressa em concluir a nova pista. “Aceleramos o passo para . Precisamos cumprir o prazo”, diz um dos funcionários.entre janeiro e fevereiro o grupo de 40 homens que trabalha no local afirma ter parado por 25 dias. Marcada para ser entregue pelo governo estadual no próximo dia 27, a nova pista da Tietê faz parte do pacote de inaugurações previstas para o mês. Além dela, o Trecho Sul do Rodoanel e mais duas estações do metrô, Paulista e Faria Lima, ambas da Linha 4-Amarela, também devem ser entregues.

“Toda a nossa previsão é para o mês. Mas é claro que as inaugurações e o andamento das obras dependerão das chuvas. Mesmo assim, contamos com tudo pronto até o fim de março”, espera Paulo Vieira de Souza, diretor de engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), empresa ligada ao governo estadual e responsável pelas obras da Tietê e alça sul do Rodoanel, ambas com entrega marcada para o dia 27.

De acordo com o Sindicato da Construção Pesada de São Paulo (Sinicesp), nenhuma das empresas contratadas para a execução das obras relatou pressão para o cumprimento da meta.

A corrida para manter o cronograma de entregas do Estado está alinhada com o calendário político do governador e pré-candidato à Presidência José Serra (PSDB). Em 26 dias - a data limite para Serra deixar o cargo é 2 de abril - ele deverá se desligar do governo estadual e assumir a condição de candidato. “Existe uma característica nacional dos governantes de deixar as grandes inaugurações para o final do mandato. Ninguém quer deixar o bônus para o sucessor”, afirma o historiador Marco Antonio Villa.

O cientista político Rafael Cortez acredita que o então governador utilizará as obras como vitrine para a sua candidatura. “Todas as obras de transporte serão utilizadas pelos tucanos. Até porque, problemas e melhorias no transporte e viário da cidade são sensíveis à população.” No entanto, Cortez pondera que obras desse porte necessitam de tempo.

Impacto no viário

Ainda não há dados oficiais que mensurem o impacto do conjunto de inaugurações para o tráfego na cidade. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), prevê que 43 mil usuários utilizem diariamente a Estação Faria Lima e 157 mil, a Paulista. Já a Secretaria Estadual de Transportes garante que, após a ampliação, os 23 quilômetros de extensão da Marginal do Tietê, que recebem 700 mil veículos por dia, terão apenas 80% de saturação - livrando, por algum tempo, o usuário de congestionamentos.

“As obras são sempre bem-vindas. O que acontece de modo geral é que temos o costume de fazê-las só depois que os problemas acontecem”, diz o urbanista e arquiteto Valter Caldana.

A expectativa com a liberação dos 61,4 quilômetros do Trecho Sul do Rodoanel, segundo a pasta municipal de Transportes, é a retirada de 40 mil caminhões da cidade. Hoje, 91 mil veículos pesados trafegam diariamente pelas principais vias da capital.

1 Comentários:

Marcelino Boraschi disse...

Olá
Temos que urgentemente fazer campanha para o presidente LULA ser governador de SP, porque como nas ultimas pesquisas mostram não podemos agüentar mais um mandato dos tucanos, e nosso presidente é o único que pode ganhar destes caras, SP merece o melhor, merece um governador que converse com os professores, não que mande a policia bater
De Marcelino Boraschi

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