Pages

Subscribe:

26 de maio de 2010

Dispara venda de notebooks

A venda de computadores cresceu 23% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009. Foram 2,89 milhões de máquinas comercializadas nos três primeiros meses de 2010, sendo 1,36 milhão de notebooks - em alta de 70% na comparação entre os períodos - e 1,53 milhão de desktops (computadores com torre) - praticamente estáveis (ligeira queda de 1%).

Os dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)e da consultoria IT Data indicam que os notebooks já correspondem a 52% dos computadores vendidos para o consumidor final no mercado brasileiro. “Desde o final do ano passado percebemos o crescimento no varejo dos produtos de maior mobilidade, que é o que busca o consumidor doméstico. E o preço do notebook em queda tem ajudado esse mercado a crescer”, diz Hugo Valério, diretor de informática da Abinee.

Em vendas totais, os desktops ainda são os mais procurados por causa do mercado corporativo, que dá preferência para as estações fixas de trabalho, cujo desempenho é, em geral, superior ao dos notebooks, além de serem mais baratos e permitirem melhorias,como a ampliação da memória.

Na comparação com o último trimestre de 2009, o mercado vendeu 700 mil computadores a menos, mas a retração se deve a um fator sazonal. “Nos primeiros três meses do ano o brasileiro está sempre endividado e costuma deixar a compra de produtos de informática para os meses seguintes”, comenta o diretor da Abinee.

0 Comentários:

Postar um comentário