Pages

Subscribe:

21 de outubro de 2010

José Serra pede de volta panfletos que PF recolheu...Mas manda a Diocese buscar

A Diocese de Guarulhos (SP) confirmou ontem que encomendou os cerca de 1 milhão de panfletos com texto que prega o voto em candidatos contrários ao aborto e com críticas ao PT e à candidata à Presidência Dilma Rousseff por suas posições sobre o assunto, apreendidos pela Polícia Federal em uma gráfica na capital paulista no fim de semana. A diocese entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a devolução do material - recolhido depois que o TSE atendeu a pedido do PT - e a extinção do processo. Uma das sócias da gráfica é filiada ao PSDB e irmã de um coordenador de campanha do tucano José Serra.

Ao conceder a liminar determinando a apreensão, o ministro do TSE Henrique Neves entendeu que a legislação eleitoral não permite que as igrejas contribuam com publicidade em favor ou contra candidatos.

Em nota divulgada após a ação da PF, a Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que não indica nem veta candidatos ou partidos e que não patrocina a impressão e a distribuição de folhetos contra ou a favor de candidatos. No recurso, a diocese explica que não se trata de um panfleto, mas de um documento da Igreja Católica, oriundo de encontro da Regional Sul 1 da CNBB.

4 Comentários:

F.Silva disse...

Enquanto isso repercute o caso do idoso que quase foi nocauteado pela bolinha de papel.Eu aumento mas não invento e dessa maneira o Zéarroganteserra disse em entrevista que o objeto lançado sobre o 'aeroporto de mosquito' pesava por volta de meio quilo.O apedrejamento das suas mentiras começou naquele instante.O projétil lançado seria uma bolinha de papel com enchimento de algodão ou um tijolo de isopor?

F.Silva disse...

Já que a CNBB está se envolvendo na política a nível nacional,gostaria que os padres estivessem praticando os conceitos da Bíblia e trabalhando junto a prefeitos e vereadores para minimizar o sofrimento dos menos favorecidos que não tem Saúde,Moradia,Empregos,etc nas cidadezinhas do interior de São Paulo e do Brasil...Padres se omitem para os problemas que prejudicam a população menos favorecidas das cidades pequenas do interior do país!Será que é para não contrariar as elites dominantes nesses locais distantes?

Antonio disse...

Comungo a posição contra aborto dos cristãos, dos católicos e evangélicos e considero sagrada a proteção do nascituro. Mas o discurso do panfleto recolhido pela PF suscita questões que o põem sob pesada suspeita:
1º. Se a Igreja (ou segmento dela) tem obrigação de ajudar os fiéis a escolher os candidatos, nesse trabalho ela tem obrigação de ser exaustiva (concedamos que seja, pelo menos, de ampla abrangência). O movimento que usa o panfleto comete GRAVE NEGLIGÊNCIA de não avaliar Serra e sua coligação, com o seríssimo risco de estar induzindo os fiés a erro.
2º. Negligenciam também gravemente, TODOS os demais valores cristãos além da proteção do nascituro. E se houver valores tão ou mais graves do que este aos quais Serra e sua coligação forem contrários?
Para orientar os fiéis concretamente contra um candidato (portanto, favorecendo outro) A IGREJA TEM OBRIGAÇÃO MORAL de sopesar (a) todos os valores; (b) de ambos os candidatos.
O que está por trás dessa gravíssima negligência do discurso do 1º panfleto? Por que esse silêncio sepulcral sobre Serra e sua coligação e sobre qualquer outro valor do Evangelho? Essa omissão faz dele um discurso seguramente não confiável e suspeito de tereceiros interesses.
Se a Igreja não tiver condição de fazer essa avaliação exaustiva, então dê aos fiéis os critérios gerais, apontem os valores, pelo menos os maiores e recomendem aos fiéis que completem essa avaliação com o máximo de dados que puderem obter.
Esta é, obviamente, a razão da 2ª Nota Oficial daquele segmento do Episcopado. A 2ª Nota, de 16/10/10 diz que os bispos daquele Conselho "não indicam nem vetam candidatos ou partidos... " e que "não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos" e recomenda "critérios e princípios GERAIS...". Recomenda, enfim, "a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros". Eis outros valores além da proteção do nascituro. Desconheço o Regimento do órgão, mas parece que essa Nota tem superioridade hierárquica sobre a anterior pois aparece como editada em uma reunião plena do referido Conselho em Itaicí, em 16/10, e assinada pelo Presidente e "Bispos do Regional Sul 1", não por uma Comissão Representativa. No mínimo, essa 2ª Nota tem força de revogação da anterior.
Por fim, recomendo aos católicos que leiam do Concílio Vaticano II (autoridade suprema da Igreja C. Romana), a Constituição Pastoral Gaudim et Spes (fácil achar em português), no item 43, segundo parágrafo (43b). É muito esclarecedor.
Antônio (Graduado em Teologia, Bacharel em Direito)

Francisco disse...

A FORÇA DA MULHER BRASILEIRA,EM CASA E NA PRESIDÊNCIA

LEMBRE-SE QUE AO SEU LADO VOCÊ TEM O AMPARO DE UMA GRANDE MULHER QUE O FEZ ASCENDER NA SOCIEDADE E SAIR DA BASE DA PIRÂMIDE SOCIAL E ASSIM PASSOU A CONHECER O SIGNIFICADO DE UM SALDO BANCÁRIO,UMA VIDA MAIS CONFORTÁVEL.

MUITOS SÃO OS MARMANJOS QUE AO LADO DESSAS GLORIOSAS MULHERES PASSARAM A INFLUENCIAR NO MEIO SOCIAL,PASSARAM A TER POUCO TEMPO PARA O TRABALHO E HOJE,AS AUXILIAM NO GERENCIAMENTO DO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO POR ELAS.

TAÍ,PENSE NISSO!DEIXE DE SER PRECONCEITUOSO E NO DIA 31 DE OUTUBRO,NESTE DOMINGO PRÓXIMO,VOTE TAMBÉM NUMA GRANDE MULHER - DILMA 13 PARA DAR CONTINUIDADE AOS PROJETOS ECONOMICOS E SOCIAIS DO PRESIDENTE LULA.

SE AO SEU LADO VOCÊ TEM UMA GRANDE MULHER,ESCOLHA UMA OUTRA GRANDE MULHER PARA O BRASIL CONTINUAR MUDANDO!

VOTE DILMA PRESIDENTE!!!

Postar um comentário