Pages

Subscribe:

7 de abril de 2012

PF gravou 70 conversas entre Cachoeira e deputado do PSDB, incluído em organização

A Polícia Federal interceptou 70 ligações entre o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso como chefe de uma quadrilha acusada de exploração ilegal de máquinas caça-níqueis e outros jogos ilegais. A partir das informações, a polícia incluiu o nome de Leréia no organograma da organização de Cachoeira, confidenciou ao Globo uma das pessoas que tiveram acesso ao inquérito da Operação Monte Carlo. Com base no relatório da investigação, o ministro Ricardo Lewandowski decidiu abrir inquérito contra o deputado e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), entre outros parlamentares.

O deputado teve conversas interceptadas também na Operação Vegas, concluída em 2009. No último sábado, O Globo divulgou trechos de diálogos de Leréia com integrantes da organização de Cachoeira. Numa das conversas, o deputado cobra de Wladimir Garcez, um dos principais operadores de Cachoeira, depósito de determinada quantia de dinheiro. Os diálogos são cifrados. Mas, pela análise das informações, a polícia sustenta que o grupo fala de licitações e outros negócios de interesse direto de Cachoeira.

- Eu liguei pro rapaz lá, falou que só fizeram um depósito daquele lá, entendeu. De cinco... Podia verificar isso aí ? - pede Leréia.

- Não, foi feito ontem o outro, viu? - responde Garcez.

O deputado não entende, e Garcez tenta explicar de forma velada o depósito do dinheiro na conta indicada pelo deputado:

- Foi feito ontem o outro... foi (sic) feito os dois - acrescenta.

Depois desta e de outras conversas, Garcez informa ao tesoureiro da organização de Cachoeira "os dados da empresa e da conta-corrente onde deverão ser depositados R$ 100 mil", diz relatório que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Garcez foi um dos presos na Operação Monte Carlo, no fim do mês passado. Ele é apontado como o braço-direito da organização criminosa de Cachoeira.

Getúlio Bezerra, advogado de Leréia, confirmou que o deputado conversou várias vezes com Cachoeira. Segundo ele, os dois são amigos desde a década de 80. Portanto, seria natural que falassem bastante sobre "todos os assuntos". Bezerra disse, no entanto, que não teve acesso ao inquérito e não saberia dizer se, de fato, Leréia aparece no organograma da organização de Cachoeira desenhado pela polícia.

- Esse organograma, se existe, é um absurdo. Não se pode confundir amizade com participação numa organização - disse Bezerra.

0 Comentários:

Postar um comentário